Gestão, Oportunidades

5 dicas para conseguir mais clientes para sua empresa de serigrafia

Conseguir mais clientes é fundamental para a longevidade de qualquer empresa, incluindo as que atuam no ramo da serigrafia. Justamente por isso, essa tarefa não costuma ser fácil, tanto pela competitividade do mercado quanto pela instabilidade econômica enfrentada pelo país nos últimos anos.

Mas para manter a engrenagem girando, contudo, não é preciso baixar os preços constantemente ou, tampouco, tomar decisões precipitadas para complementar a oferta de produtos ou serviços. Com foco e um bom planejamento, é possível conseguir mais clientes qualificados, sem prejudicar as finanças da empresa.

A seguir, confira 5 dicas para ganhar mercado e atrair mais clientes para a sua empresa de serigrafia.

1 – Encontre uma lacuna no mercado

Antes de tudo, é fundamental fazer um bom planejamento e estudo do mercado. Dessa forma, você conseguirá entender melhor como a sua empresa está perante os concorrentes e, principalmente, identificar lacunas que ainda não estão sendo atendidas.

Feito isso, uma boa dica para conseguir mais clientes é “encontrar uma posição onde a competição seja mais branda e você possa vender seus produtos e serviços com maiores margens de lucro”, recomenda Vinícius Gonçalves, coach e especialista em negócios.

Isso significa que você pode encontrar nichos específicos de clientes ou de necessidades que ainda não são atendidas ou são atendidas de forma insatisfatória. Nessas lacunas, a concorrência costuma ser menor e, se você oferecer excelência no serviço e produtos, pode, inclusive, aumentar a margem de lucro da empresa.

2 – Crie chamarizes

Muitas vezes, as promoções são uma excelente maneira de dar aquele incentivo extra para que um novo cliente conheça o seu trabalho. Para isso, no entanto, é preciso realizar ações que realmente sejam atrativas para o seu público.

Você precisará descobrir, por exemplo, onde seus futuros clientes estão localizados, qual é o valor médio dos pedidos e conhecer hábitos de consumo. Ou seja, verificar se ele prefere comprar no ponto de venda, por telefone ou online, por exemplo”, ressalta Gonçalves.

Todas essas informações vão ajudá-lo a criar promoções interessantes, além de oferecer uma excelente base para que você consiga aprimorar seus produtos e fidelizar os clientes.

3 – Use o marketing digital a seu favor

Trabalhar com redes sociais, fazer campanhas no Google e ter um bom site ou canal no YouTube costumam ser excelentes formas de fazer com que uma empresa de serigrafia consiga mais clientes.

Esses canais alcançam milhares de pessoas diariamente. E o melhor de tudo é que você não precisa dispor de grandes verbas de marketing e ainda consegue segmentar os seus posts ou anúncios para impactar o perfil de clientes desejado.

Vale manter também um perfil no Instagram atrativo e atualizado, fazer vídeos no YouTube para educar seus clientes a respeito do benefício dos seus produtos e não esquecer de ter um site bonito e com informações pertinentes.

Já para aqueles que podem investir em mídia, anunciar no Google, Facebook e Instagram é uma ótima maneira de aumentar ainda mais a visibilidade da marca.

4 – Invista em treinamentos

Os treinamentos de vendas são um daqueles investimentos que vão trazer retorno por muitos anos para a empresa.

Com eles, é possível desenvolver as suas próprias habilidades e o da sua equipe para que vocês consigam identificar de forma mais certeira as necessidades dos clientes e contornar possíveis objeções de vendas.

Além disso, treinamentos desse tipo oferecem ferramentas que ajudam a criar vantagens competitivas perante os concorrentes.

5 – Acompanhe os resultados para fazer correções

“O que não é medido não pode ser melhorado”, ressalta Gonçalves. Por isso, de nada vai adiantar fazer um planejamento e implementar ações para conseguir mais clientes se você não analisar o que está dando certo.

“Sempre que você desenvolver uma ação na busca de clientes, anote todos os custos envolvidos e quais os resultados você obteve. Assim, você tem condições de identificar quais ações trazem mais resultados para o seu negócio e pode otimizar os processos evitando perder dinheiro com atividades que não geram vendas”, recomenda o coach.

Nessa hora, é importante entender se você não está perdendo clientes para os concorrentes e, sempre que isso acontecer, investigar os motivos. Com certeza, você obterá informações valiosas para melhorar ainda mais os seus serviços.

E você, já utiliza alguma dessas ou outras ações para conseguir mais clientes em sua empresa de serigrafia? Conte para a gente no campo de comentários abaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *