Oportunidades

Quais as vantagens das tintas látex para impressão?

No mercado de impressão, dispor de tecnologias como a das tintas látex pode ser uma vantagem competitiva e tanto. Isso porque o recurso oferece vantagens importantes, como versatilidade, durabilidade e qualidade de imagens, sem agressão ao meio ambiente.

De acordo com Anselmo da Silva Cuesta, professor e coordenador de Atividades Técnicas da Escola Senai Theobaldo de Nigris, de São Paulo, a tecnologia de jato a tinta à base látex utiliza em sua formulação polímeros e pigmentos dispersados: “esses polímeros, em grande parte, são de origem sintética, podendo ser manipulados quimicamente com objetivos diversos, dependendo de cada aplicação”, explica.

Após ser depositada pelas cabeças de impressão, a película de tinta seca utiliza-se de ar quente, que pode chegar a uma temperatura de 120º C. Dessa forma, o veículo da tinta evapora e sobra uma película de polímeros e pigmentos que irão ancorar sobre a superfície da mídia impressa, realizando, assim, a impressão.

“As impressões realizadas com tintas HP Látex são completamente curadas dentro da impressora para formar uma imagem durável, pronta para instalação, acabamento ou laminação imediatos”, ressalta Thiago Fabbrini, especialista em aplicações para a área de grandes formatos da HP Brasil.

Vantagens das tintas látex

Vale destacar como principais vantagens da tecnologia a sua resistência e durabilidade, assim como a relação sustentável que ela possui.“Por ser tratar de uma tinta sem uso de solventes em sua composição, muitos a adotam por ela estar alinhada com a preservação do meio ambiente e com um dos pilares da Indústria 4.0, que é o da sustentabilidade”, salienta Cuesta.

Para Fabbrini, os principais diferenciais da tecnologia HP Látex são: facilidade de uso, versatilidade de substratos e também o apelo ambientalmente sustentável: “a secagem instantânea possibilita que os clientes entreguem seus trabalhos imediatamente após a impressão, aumentando a produtividade. Além disso, por ser uma opção muito versátil, ela permite uma impressão de qualidade em vários tipos de mídias: lona, vinil adesivo, tecido, papel fotográfico, papel sem tratamento, papel sintético, revestimento de parede, filme backlit, couro sintético e outros”, complementa o especialista.

As tintas látex também possuem um componente de resistência a arranhões, conferindo maior durabilidade dos impressos em vinil e lona, eliminando a necessidade de laminação em impressos de baixo tempo de exposição.

Como você pode tirar proveito das tintas látex

“Empresas que atuam com impressão de grandes formatos e na área de Comunicação Visual – Decoração de Ambientes, têm na tecnologia de impressão InkJet Base Látex uma aliada para aumentar seus clientes, tendo em vista a durabilidade de um impresso realizado por ela”, afirma o professor. Isso porque a tecnologia látex pode chegar a até cinco anos de duração em ambientes internos, e três em locais externos. Dessa forma, as empresas podem atender a diversos segmentos de mercado com um único dispositivo e realizar projetos de comunicação visual, sinalização, decoração, entre demais possibilidades.

Outro ponto a ser ressaltado está na personalização das aplicações. Com a tecnologia látex, cada impressão é única. “Para a empresa, isso é muito vantajoso, visto que as comunicações estão cada vez mais direcionadas”, conclui Fabbrini.

O que acha de começar a voltar os olhares para a tecnologia látex de impressão? Deixe sua opinião no campo de comentários abaixo e continue acompanhando o nosso canal de conteúdo.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *