Gestão

Qual a técnica mais indicada para personalizar roupas esportivas?

O segmento esportivo tem chamado cada vez mais a atenção da indústria têxtil, não só no que diz respeito ao desenvolvimento dos chamados “tecidos inteligentes” (capazes de ajudar na performance dos atletas e na manutenção da sua temperatura corporal), mas também no lançamento de técnicas de personalização de roupas esportivas que garantem estampas mais duráveis e com acabamentos especiais.

De forma geral, personalizar roupas esportivas demanda pesquisa e conhecimento. Afinal, é o tipo de tecido que vai determinar qual o método mais adequado para a impressão da estampa. Quanto maior for o conhecimento sobre esses tecidos e as técnicas de impressão disponíveis no mercado, maiores serão as possibilidades de entregar ao cliente peças de qualidade.

Confira, a seguir, as técnicas comumente aplicadas para a personalização de roupas esportivas.

Silk Screen ou serigrafia

De acordo com Sumiara Ribeiro, porta-voz da Camisa Dimona, o silk screen, ou serigrafia, é uma das técnicas mais indicadas para personalizar roupas esportivas. “Isso porque  são muitas as espessuras e os tamanhos que podem servir de base para os variados tipos de tintas compatíveis com o silk screen”, explica.

A técnica pode ser feita de forma mecânica (por pessoas) ou automática (por máquinas).

Power Film

O Power Film nada mais é do que um filme para plotters de recorte e impressão preparado para ser transferido por termo-transferência para tecidos sintéticos ou feitos com fibras naturais, como linho e algodão.

O método garante produtos altamente resistentes a ações externas, como a umidade e o atrito provocado pelo constante movimento, preservando a cor e a consistência das estampas de camisetas, shorts, agasalhos e moletons.

Para a utilização do Power Film é necessário, apenas, uma plotter de recorte e uma pequena prensa para transferência.

Sublimação

A sublimação é uma técnica de impressão bastante conhecida e difundida no mercado, que também pode ser aplicada para a personalização de roupas esportivas. Nesse processo, uma tinta de sublimação à base de água e corantes é impressa num papel transfer, de modo que a imagem seja transferida sob calor e pressão para tecidos de fibra sintética, como polyester, PVC ou PVA, lycra e velboa (muito usados em camisetas esportivas).

Basta colocar o papel impresso com a imagem espelhada em contato com a superfície a ser estampada e aplicar calor e pressão por alguns segundos para transferir a imagem para o tecido. O calor sublima a tinta, transformando-a num gás que tinge as fibras do tecido. O processo resulta em cores fortes no tecido, que pode ser lavado e passado várias vezes sem danificar a estampa.

A sublimação traz muitas outras vantagens: não prejudica o tecido e  garante uma impressão com definição perfeita, permanente e personalizada.

Soft Touch 3D

O Soft Touch 3D é um processo exclusivo, criado pela empresa gráfica Embaplan (expositora da Serigrafia SIGN FutureTEXTIL) para a confecção de estampas respiráveis.

A técnica pode ser aplicada em diversos tipos de tecidos, como algodão, poliéster, Lycra e combinados, que resultam em texturas duráveis de efeito tridimensional.

Outro diferencial do Soft Touch 3D é o acabamento diversificado, que pode, inclusive, deixar a estampa brilhante.

E você, gostaria de trabalhar com a personalização de roupas esportivas? Deixe aqui o seu comentário e continue acompanhando o nosso canal de conteúdo.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *