Oportunidades

Versátil, serigrafia é alternativa para impressão em diversos tipos de embalagens

Além de proteger e viabilizar o transporte de alimentos, bebidas e muitos outros produtos que consumimos no dia a dia, a embalagem é o primeiro contato do consumidor com uma marca, além de ser um elemento muito importante para que uma compra seja efetuada. Isso porque o mundo está cada vez mais visual e, nesse sentido, a impressão de logos, imagens e cores passa a ter muito valor, inclusive quando realizada através da serigrafia.

Embora seja mais comumente utilizada para estampar camisetas, a técnica também é empregada em embalagens devido à sua amplitude de aplicação, já que combina muito bem com diversos tipos de materiais, como tecidos, cerâmicas, cartões, papéis ásperos, vidros e plásticos.

A serigrafia é a técnica que possibilita a impressão sobre a maior gama de substratos em relação a outros processos. Porém, é preciso ficar atento para que se utilize a tinta correta. Em alguns casos, é necessário o tratamento da superfície para que a tinta tenha uma boa ancoragem, por exemplo”, ressalta Ricardo Sutto, da Sutto Serigrafia.

Em muitas empresas que aplicam este tipo de método na fabricação de embalagens, o processo serigráfico já é totalmente automatizado: dos fotolitos, as imagens são gravadas por processo fotográfico em telas sintéticas especiais, revestidas com uma finíssima camada impermeável às tintas. As regiões gravadas com a imagem são permeáveis às tintas, ao contrário do resto da tela, que permanece impermeável. Cada tela é fixada numa moldura rígida e posicionada sobre a superfície a ser impressa.

Contudo, a serigrafia também pode ser aplicada de forma manual, desde de que haja uma análise prévia da tarefa a ser realizada por parte dos profissionais. “É preciso entender qual o volume de trabalho em que se pretende atuar, uma vez que grandes volumes dependem de melhores equipamentos, se possível, automatizados”, ressalta Ele completa dizendo que”, conclui.


Quer saber mais sobre como aplicar a serigrafia em embalagens? Continue acompanhando o nosso canal de conteúdo e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *