Oportunidades

Cast ou extrusada: escolha a chapa de acrílico certa para seu projeto de comunicação visual

Material bastante apropriado para comunicação visual, o acrílico é reconhecido pela sua versatilidade e beleza ao ser aplicado em peças como display, luminoso, fachada e brinde. Para que todos os efeitos positivos fiquem aparentes não só na entrega do produto, mas também durante toda sua vida útil, é necessário investir em chapas de acrílico corretas, o que requer cuidados ao escolhê-la.

Para decidir entre cast e extrusada é importante considerar a usinagem do acrílico e a utilização da peça. As chapas produzidas pelo processo cast têm maior resistência térmica, química e ao impacto. Outra característica é a maior resistência ao crazing, um fenômeno de aparecimento de trincas no acrílico quando ele é tencionado além da capacidade de resistência. Além disso, apresentam maior viscosidade e variação de espessura do que as peças saídas do método extrusado, que é conhecido pela otimização da relação custo-benefício.

Apesar da chapa acrílica fundida ser a mais comum no mercado, ela não precisa necessariamente ser a primeira opção de um projeto. “O produto final define o tipo, o tamanho e a espessura da chapa acrílica a ser usada”, defende Felisberto Travassos, representante da Castcril. Segundo o especialista, a escolha deve levar em conta a qualidade técnica, que será sempre melhor quando usado monômero virgem. Isso garante, por exemplo, resistência, durabilidade da cor, brilho, transmissão de luz e transparência.

9

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *